Enurese

O que é a enurese noturna?
A enurese é o nome científico do "xixi na cama", ou incontinência urinária durante o sono. Para que o quadro de enurese seja diagnosticado, a criança deve ter pelo menos cinco anos, ter pelo menos um episódio de xixi na cama por mês e não deve ter nenhuma outra doença que possa explicar a incontinência, como espinha bífida ou diabetes tipo 1.

Quais são as causas da enurese?
A enurese é hereditária, sendo que a transmissão é provavelmente genética. A chance de uma criança ter enurese é maior se ela tem parentes em primeiro grau que também passaram pelo problema na infância. Há muita desinformação sobre a enurese, sendo que muitas pessoas acreditam que suas causas sejam principalmente emocionais. Na verdade, os mecanismos por trás do xixi na cama são primordialmente fisiológicos. O principal deles é dificuldade da criança ou adolescente em acordar quando a bexiga emite sinais de estar cheia. Associada a isso, em muitos casos a produção de urina durante a noite é muito alta, por conta da falta do hormônio que regula a quantidade de urina produzida nos rins (hormônio antidiurético ou ADH). Pode haver também uma hiperatividade da bexiga, na qual o órgão não é capaz de conter uma quantidade muito grande de urina. Nesse último cenário, é comum a criança ou adolescente apresentarem também problemas durante o dia.

Quão comum é a enurese?
A enurese é muito mais comum do que se imagina. No entanto, como costuma ser um segredo na família, podemos não ter noção de como muitas crianças, adolescentes e até adultos são afetados pelo problema. Estudos indicam uma prevalência de 13% a 19% entre os meninos e entre 9% e 16% entre as meninas de cinco anos de idade, sendo que essa taxa vai diminuindo durante a infância e a adolescência, mas cerca de 2% a 3% dos adultos jovens ainda continuam molhando a cama. Há uma chance de 15% ao ano da criança ficar seca espontaneamente, sem nenhum tipo de tratamento. Entretanto, como não se sabe quais casos irão melhorar com o tempo e quais persistirão, o ideal é realizar o tratamento o quanto antes, já que há risco do problema persistir até a idade adulta.

Voltar

 
Copyright © Projeto Enurese 2006 - 2017
Todos os direitos reservados
Powered by: MK Informatica
Fone:(11) 3091-1961